quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Posted: 24 Jan 2012 04:00 AM PST
Investir em marketing é importante, seja qual for a empresaConstituir uma empresa, por menor que ela seja, ficou mais simples de uns anos para cá, mas isso não quer dizer que seja uma moleza abrir um empreendimento e ganhar rios de dinheiro em dois ou três meses. Além de criar a empresa, o empresário terá de geri-la da forma certa para que os resultados esperados sejam obtidos.
Por conta dos custos inerentes à abertura e preparação de uma empresa, geralmente o gestor foca seus esforços em contratar pessoal, comprar equipamentos e atender às exigências legais de cada tipo de empreendimento. Ok, tudo pronto, só falta o cliente vir. Mas nem sempre ele vem como se espera, justamente por conta de não ter sido reservada verba para uma parte da empresa que não pode nunca ser esquecida: o marketing.
Aparecer clientes na empresa para comprar seus produtos ou serviços ou apenas visitá-la é algo natural, mas depende muito da localização da empresa. Se ela fica no térreo de um prédio, sua visibilidade é boa e várias pessoas passarão em sua frente. Se está dentro de um shopping, também há grande possibilidade de fluxo de clientes. Mas, e se a empresa está no último andar de um empresarial? E se ela estiver numa rua onde não passa quase ninguém? Falência certa? Não necessariamente.
Investimentos em marketing compreendem não apenas fazer um monte de panfleto e sair distribuindo por aí. A identificação do mercado onde se está atuando, a estratégia para captação de clientes, formação de parcerias, promoções especiais de inauguração e outras táticas são importantes para colocar uma empresa iniciante e desconhecida para gerar lucro.
A ilusão de alguns empresários que creem ser suficiente abrir uma empresa que os clientes inevitavelmente virão e continuarão vindo é um dos fatores que provoca o fechamento de vários negócios em pouco tempo após iniciados. É aí que o marketing entra: um bom investimento em marketing ajudará a aumentar as chances de sucesso da empresa, acelerar seu crescimento e destacá-la dentre os concorrentes. Mas sem investir o mínimo suficiente, não dá, né?
Se você tem uma empresa que depende da sorte para que o fluxo de clientes será satisfatório, passe a pensar em investir em marketing. Converse com um consultor, com outros empresários mais experientes, vá no Sebrae, enfim, procure informações de como fazer um determinado investimento em marketing trazer três ou quatro vezes mais o valor investido. Verá que valerá muito a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário